Agricultores prejudicados devem procurar agência do BNB, diz superintendente
O prejuízo foi calculado em quase 70% da safra de bananas, por consequência das chuvas.
Por: Roberta Farias
O superintendente Estadual do Banco do Nordeste, Odésio Rodrigues Carneiro, apresentou nesta quarta-feira (9) algumas medidas que os agricultores dos municípios de Varjota e Reriutaba devem fazer após a perda da safra de bananas na região, em decorrência das chuvas. Odésio orienta que os agricultores prejudicados devem se dirigir até uma agência do banco na região (Sobral, São Benedito e Tianguá) e apresentar sua demanda.
“Procurem a agência do banco a qual tiveram o financiamento, onde tem os seus negócios, apresentem a demanda (negociação) e eu vou aguardar a chegada desses documentos (...) O pedido deles vão ser analisados em ordem de prioridades e, após o laudo técnico, a gente vai fazer o que for necessário para que essas pessoas voltem a produzir”, disse Odésio.
Já o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, disse que representantes da secretaria farão visitas nas localidades prejudicadas para analisar os estragos causados pelas chuvas na plantação.
“Vamos pedir ao pessoal da nossa secretaria que possa fazer diretamente uma visita ao local para conversar com os agricultores familiares e com os proprietários (...) vamos analisar e com o governo do Estado, juntamente com o pessoal do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), já que esse perímetro irrigado (Araras Norte) é ligado ao Dnocs, tentaremos encontrar uma solução”, disse o secretário.
Os agricultores de Varjota e Reriutaba, região Norte do Estado, foram prejudicados em quase 70% da safra de bananas em decorrência das chuvas.